Fandom

SecretStreet Wiki

Unity

33pages on
this wiki
Add New Page
Comments0 Share
Se tem uma coisa que eu descobri e que tenho completa convicção de como funciona é... a Torre funciona como um centro de distribuição. Ela está fora de todas as camadas no que eu chamo de: Unity, o verdadeiro universo.

—Zyz, Conferência de Altrav

File:47405466 p0 master1200.jpg
Unity é um termo criado pelo robô Zyz que viveu durante cerca de mil anos dentro da torre. O termo é utilizado para designar o que ele chamou de Verdadeiro Universo, ou seja, aquele universo que engloba todos os outros universos. Sua teoria perdura por milênios e sempre que uma nova descoberta é feita, seu esquema original é alterado para que a descoberta atualize-o.

É importante, no entanto, entender que Unity é apenas uma teoria e que até o momento não se tornou observável. Ou seja, é possível apenas teorizar sobre sua existência, sem necessariamente saber se o seu criador e todos aqueles que seguem sua teoria estão ou não certos. O que se sabe é que, na prática, a sua teoria funciona muito bem, explicando vários fenômenos que acontecem com a torre de tempos em tempos, assim como a conexão que a torre possui com aquelas chamadas ruas, locais localizados em outras dimensões mas que podem ser acessados através da torre.

A Teoria

A teoria de Zyz foi criada a partir de observações feitas por ele e seus ajudantes que viajaram durante anos por entre as ruas e pela própria torre buscando por respostas e fazendo experimentações complexas sobre o assunto. A teoria de Unity criada por Zyz é a de que, existe um universo que engloba todos os outros de tal modo que todos estes outros sejam universos menores e completamente separados. Ou seja, mesmo uma criatura que pode atravessar os universos de seu universo é incapaz de atravessar as chamadas camadas e adentrar universos que estão separados da sua camada.

File:ZUTFDmo.png

Em outras palavras existe um universo maior que engloba várias faixas chamadas de Camadas. Dentro dessas camadas, existe um grupo de universos compatível um com o outro de tal modo que seres que conseguem atravessar dimensões conseguem acessar. De modo a fazer uma analogia com o espaço sideral clássico, Zyz explicou que Unity seria como o espaço, cada galáxia seria como uma das Camadas e dentro de cada uma das Camadas haveriam os planetas, que representam as dimensões.

É impossível para qualquer ser, por mais poderoso que seja, transitar entre as Camadas, independente de conseguir ou não transitar entre os universos de sua Camada. Há no entanto uma exceção: A Torre. A torre seria o único objeto contido em Unity e estaria flutuando em um denso mar de Shinsoo. A torre, por algum motivo, possui conexão com todas as camadas e, por esse motivo, os Climbers conseguem adentrar qualquer universo de qualquer camada existente. É como se a Torre permitisse que os Climbers deslizassem para fora dela e caíssem dentro de uma dessas camadas, para depois adentrá-la novamente através de uma porta.

Segundo Zyz, esse seria o motivo do porquê criaturas que conseguem atravessar dimensões em suas Camadas ficam espantadas ao adentrarem a torre, pois elas acreditavam já conhecerem todo o seu universo, quando na verdade há uma criação que escapa a sua. No entanto, o mais surpreendente segundo o robô é que, não há apenas uma criação que escapa a dessas criaturas e sim várias. A teoria original de Zyz dizia que o Verdadeiro Universo englobava apenas dez camadas de universos, porém, estudos mais recentes mostram que há a possibilidade que existam centenas ou milhares de camadas a mais. E mais que isso, há a possibilidade que nesse exato momento mais camadas estejam sendo criadas.

As Portas

Como dito anteriormente, há um número de camadas dentro do Verdadeiro Universo. A Torre é capaz de estabelecer conexões com essas camadas, independentemente do número de camadas que ela consegue estabelecer essa conexão ou do porquê dela estabelecer tais conexões. Acredita-se, no entanto, que a coloração das portas tem a ver com a camada de universo que os Climbers serão jogados. Atualmente, há cinco colorações nas quais portas são frequentemente vistas, as chamadas Portas Regulares: Azul, verde, vermelho, amarelo e roxo. Na época de Zyz, além dessas cinco colorações haviam também mais cinco colorações, mas por algum motivo a Torre parou de fazer conexões com essas camadas.

File:Torre - Portas.jpg

Além dessas cinco camadas que atualmente são vistas com frequencia por Climbers, há também outros dois tipos de portas: As Portas Anciãs e as Portas Especiais. As Portas Anciãs são portas de formatos variados na cor cinza. Essas Portas ligam os Climbers às Ruas localizadas em camadas que a Torre uma vez já estabeleceu conexões frequentes mas não estabelece mais por algum motivo. Na época de Zyz, por exemplo, haviam as Portas na cor laranja, algo que não existe mais. No entanto, vez ou outra e não se sabe o porquê, essas portas aparecem com formatos estranhos e na cor cinza para que Climbers a adentrem. Ou seja, essas são como Portas aposentadas que a Torre não estabelece mais conexões frequentes, mas que, por algum motivo, algumas vezes esse tipo de porta pode ser encontrada perdida por aí. As Portas Especiais são portas de coloração e formato diferente das portas regulares atuais e que representam futuras possíveis conexões estáveis da torre. Como exemplo podemos citar portas rosas que tem sido vistas de modo mais frequente pelos Climbers atuais. Ou seja, elas ainda não são frequentes e regulares, mas uma ou outra já foi avistada e há a possibilidade de que elas se tornem Portas Regulares.

Classificação

Há também uma classificação de periculosidade das portas. Essa classificação é feita após muito estudo sobre uma cor de porta e posteriormente essa classificação é comparada com as outras portas com a finalidade de mostrar quais são as mais e quais são as portas menos perigosas de se adentrar. 

File:Torre - Porta Ancient.jpg

Atualmente, a classificação é a seguinte, da menos perigosa para a mais perigosa: Verde, Amarela, Azul, Roxa e Vermelha. Portas Anciãs e Portas Especiais ficam fora dessa classificação por dois motivos: O primeiro motivo é de que elas não são vistas frequentemente. O segundo motivo é que sua coloração varia, portanto não é possível criar um estudo aprofundado sobre seus universos.

Mas esse não é o único modo pelo qual se é medido a periculosidade de uma porta. O segundo fator que influencia o quão perigosa uma porta é o andar no qual essa porta está localizada. Ou seja, uma porta Vermelha do andar um pode ser menos perigosa que uma porta Azul do andar dois. Isso parece ser organizado pela própria torre, que dá portas que ligam à universos cada vez mais perigosos conforme maior o andar em que o Climber está.

Não se sabe exatamente quais os motivos que a torre possui para a distribuição de portas, ou sequer se sabe se há algum motivo para que ela esteja ligada à estas Camadas. Outros fatores tornam tudo mais intrigante ainda, como o fato da Torre parar de estabelecer conexões com algumas Camadas e começar a estabelecer conexões com outras. Alguns acreditam que a Torre é como um mecanismo do Verdadeiro Universo para estabelecer um balanço nas Camadas e, assim que a dimensão está suficientemente balanceada, a Torre para de estabelecer essa conexão. Porém, tudo não passa de teorias.

Ad blocker interference detected!