Fandom

SecretStreet Wiki

Shinsoo

33pages on
this wiki
Add New Page
Comments0 Share
O Shinsoo é uma matéria bastante peculiar. Como eu posso lhe explicar cientificamente sobre algo que é tudo e ao mesmo tempo nada?

—Straz, Conferência de Altrav

File:Shinsoo 1.jpg

O Shinsoo, ou em tradução livre Água Divina é uma substância teorizada por Straz durante os anos anteriores à conferência de Altrav. O termo é utilizado para designar uma série de fenômenos que ocorrem na Torre e que, segundo ele, estão conectados. Basicamente, sua Teoria engloba qualquer tipo de matéria ou coisas imateriais que são ou adentram a Torre. Ainda assim, sua teoria é bastante geral, ou seja, ele não entra nos particulares para discuti-los, sendo isso feito por seus aprendizes, outros cientistas e afins.

Ao contrário de outras teorias que ainda não foram confirmadas, o Shinsoo já foi afirmado como verdadeiro pelos Guardiões, ainda que eles frequentemente digam que a substância é tão complexa que nem mesmo 20% de sua capacidade foi entendida pelos Climbers. Se sua teoria estiver completamente certa, mesmo que incompleta, isso significa que alguém capaz de manipular o Shinsoo sem restrições dentro da Torre pode ser considerado um Deus, pelo simples fato de que este seria capaz de manipular quaisquer coisas existentes dentro dela.

A Teoria Edit

A teoria de Straz sobre o Shinsoo é na verdade bastante simples, em suas próprias palavras: "O Shinsoo é tudo". Isso significa que não há absolutamente nada dentro da Torre que não seja formada completamente por Shinsoo. Porém, duas questões levantadas por ele mesmo fizeram com que ele fosse mais a fundo em sua própria teoria: Como uma substância pode ser outras? e Como alguém que não nasceu na Torre é composto por essa substância que existe somente na Torre? Estas foram as duas questões centrais levantadas em sua teoria, e toda sua vida foi dedicada na busca por respondê-las, tendo bastante sucesso nessa tarefa segundo estudiosos de Shinsoo contemporâneos.

A teoria criada por Straz teoriza que o Shinsoo é uma substância que, em sua forma mais primitiva, possui a capacidade de se transformar em qualquer outra substância existente em qualquer outro universo. Porém, ao fazê-lo, ainda não perde a identidade de ser formado de Shinsoo. Ou seja, caso alguém carregando um pedaço de um material chamado Ferro adentre a Torre, essa matéria será destruída e uma réplica perfeita dela (com todas as suas funções e composições orgânicas ou inorgânicas) é criada a partir da forma primitiva do Shinsoo. Ou seja, o Shinsoo é capaz de se transformar em qualquer objeto ou não-objeto (como alma, ou objetos que possuem algum tipo de aura/mágica) e copiar todas as suas funções, como se fosse o objeto original.

Porém, ao fazer isso, o Shinsoo causa dois efeitos colaterais: O primeiro dos efeitos é o de que, quaisquer coisas formadas a partir dele se tornam diferentes em um nível desconhecido até hoje. Ou seja, alguém que era capaz de controlar completamente seus poderes anteriormente, agora não consegue mais, pois algo básico mudou. O segundo dos efeitos é de que o Shinsoo pode causar mutações inesperadas no que ele se transformou. Ou seja, alguns efeitos colaterais provindos da transformação da matéria original para matéria constituída pelo Shinsoo podem surgir.

Tipos de Shinsoo Edit

Como uma substância que pode se transformar em todas as outras, o Shinsoo possui três fases: Primitiva, básica e final. Cada uma dessas fases designa em que estágio de transformação o Shinsoo se encontra e é de suma importância entender as características de cada uma delas.

Primitiva Edit

Como o nome sugere, a forma primitiva é a forma mais básica em que o Shinsoo pode ser encontrado. Ainda assim, é impossível observá-lo nessa forma, mesmo que não haja motivos claros do porquê. A forma primitiva consiste no momento em que o Shinsoo está livre pela Torre esperando que algo a adentre ou nasça dentro dela para que ele se transforme na substância designada. Em outras palavras, caso algum Climber adentre a Torre, a forma primitiva do Shinsoo imediatamente destruirá a matéria que formava aquela pessoa anteriormente - assim como o que formava tudo o que ele carregava consigo, até mesmo a sujeira debaixo de suas unhas - ao mesmo tempo em que se transforma na matéria destruída, tomando seu lugar.

O mesmo ocorre com coisas que nascem dentro da Torre. Sua constituição é, de algum modo, detectada pelo Shinsoo na forma primitiva e ele se transforma na substância que deveria estar nascendo ali. Ou seja, o Shinsoo primitivo detecta de alguma forma "o que era para nascer" e se transforma perfeitamente na matéria desejada. Como notado anteriormente, no entanto, alguma dessas coisas podem nascer com modificações indesejadas. Visto a complexidade de outros universos, o Shinsoo primitivo tem a função de "interpretar" essa matéria do melhor modo possível, causando uma mutação.

Ainda é importante notar que mesmo que algo possua a mesma aparência e função anterior, não quer dizer que ela seja completamente igual. Ou seja, é possível encontrar rochas (e outros materiais) que possuem 1.000.000x a resistência de uma rocha comum em outras dimensões. O contrário também é verdadeiro, algumas coisas podem ser muito mais frágeis que anteriormente. Ainda, estes objetos comuns podem até mesmo tomar propriedades especiais não conhecidas antes.

Básica Edit

File:Shinsoo2.png

A forma básica é um tipo final de transformação do Shinsoo primitivo, ainda que seu nome dê a ideia de que ele é anterior à forma final, o que não é verdadeiro se analisado nos mínimos detalhes. Primeiramente é importante notar que, ao ser reconstituído completamente ao adentrar a Torre, o Climber recebe pequenas modificações criadas pela mesma. Essas modificações são como pequenas veias que percorrem todo o corpo do Climber e são responsáveis pela circulação do que é chamado de Shinsoo em sua forma básica.

O Shinsoo na forma básica é como um líquido de baixa densidade que percorre as chamadas vias de Shinsoo dentro do corpo do Climber e tem como função proporcionar ao Climber a capacidade de utilização de quaisquer atividades extra-corporais. Em outras palavras, a utilização de quaisquer magias (independente do nome dado em sua própria dimensão) dependem da utilização do Shinsoo em sua forma básica como combustível. Esse é um dos motivos pelo qual magias parecem mais fracas na Torre, o motivo é o simples fato de que os Climbers não estão acostumados à manipulação desse combustível.

Porém, esse combustível não é infinito. Existem alguns fatores que fazem com que algumas pessoas consigam utilizar suas habilidades por mais ou menos tempo, são eles: Potência das habilidades (habilidades mais fortes consomem uma quantidade maior de Shinsoo) e capacidade natural (algumas pessoas possuem mais ou menos quantidade de Shinsoo em seu corpo). Quando esse Shinsoo se esgota, o Climber se vê incapaz de utilizar quaisquer uma de suas habilidades que não sejam puramente corpóreas. Esse Shinsoo perdido é recuperado gradativamente pela respiração, visto que o ar é impregnado de Shinsoo em forma final de ar, que se transforma em forma básica quando adentra o corpo de um Climber, preenchendo novamente suas vias de shinsoo.

É importante notar que em Ruas o Shinsoo não é recuperado pela ausência do mesmo no ar, sendo impossível sua reposição até que o Climber adentre a Torre novamente. Por esse motivo é recomendável pouca utilização de Shinsoo fora da Torre.

FinalEdit

O Shinsoo na forma final, como o nome sugere, é uma das formas finais que o Shinsoo pode atingir. Na forma final, o Shinsoo consegue se transformar em qualquer substância que adentrar a Torre, não importando o quão estranha é sua composição ou função.

File:Formação.jpg
Segundo Straz, o Shinsoo em sua forma primitiva possui algumas etapas que fazem parte do processo de transformação até o Shinsoo na forma final, são elas: Reconhecimento, interpretação e formação. O reconhecimento é a primeira etapa da transformação do Shinsoo para sua forma final. Nela, o Shinsoo reconhece todas as informações do que quer que esteja adentrando a Torre separadamente. Ou seja, se um Climber adentrar a Torre, todo seu corpo, substâncias, roupas e até mesmo coisas como a sujeira de seu sapato são reconhecidas nos mínimos detalhes. Esses detalhes incluem peso, textura, tamanho, habilidades entre outras coisas.

Após isso, o Shinsoo primitivo em transformação começa a segunda fase, chamada de interpretação, onde o Shinsoo interpreta as informações recolhidas pela fase de reconhecimento. Essa interpretação nada mais é que tentar arranjar o corpo da forma que ele era antes e compará-lo com informações já conhecidas pelo próprio Shinsoo. É nessa fase onde o maior número de erros acontece, pois a interpretação de um ser pode não ser tão simples e mutações podem ocorrer com ele. Um exemplo disso são seres vivos que em suas dimensões eram objetos. Uma armadura viva, por exemplo, o Shinsoo reconhece como um ser vivo e, como tal, lhe impõe limites que antes ele poderia não ter: Cansaço, dor, limitação física, entre outros. É importante notar que nem todo ser é passível de erros. Até mesmo duas criaturas quase idênticas podem ser constituídas na Torre de tal modo que uma apresenta mutação enquanto a outra não apresenta nada de errado.

Assim que interpretado o modo como as substâncias - quaisquer que sejam - devem ser rearranjadas pelo Shinsoo, a terceira etapa começa: Formação. Nessa etapa que é a etapa final para que o Shinsoo tome forma, as informações resgatadas pelo reconhecimento e organizadas pela interpretação são formadas pelo Shinsoo. O que antes era o Shinsoo em sua forma primitiva começa a se transformar "perfeitamente" nas substâncias reconhecidas e interpretadas. É importante notar, assim como anteriormente, que pode haver erro nas três fases de formação do Shinsoo em sua forma final, além de um descompasso entre elas, o que pode causar mutações significativas.

Habilidades Especiais Edit

Muito se foi estudado com relação à habilidades especiais e sua dependência do Shinsoo desde que o Climber adentra a Torre. As habilidades especiais dos Climbers que, antes de adentrarem a Torre eram algo simples de se realizar, agora necessitam do Shinsoo para três funções: Combustível, formação e potência.

File:Orphen.full.1732442.jpg
Primeitamente, para a utilização de uma habilidade especial que possuía anteriormente (ou não), é necessário utilizar o Shinsoo em sua forma básica como combustível para a sua utilização. Se não houver Shinsoo o suficiente correndo por suas vias de shinsoo, a habilidade pode ser mais fraca ou simplesmente nem mesmo ser realizada.

A segunda parte que o Shinsoo é necessário para a utilização das habilidades especiais é sua formação. Como tudo dentro da Torre é formado por Shinsoo, as habilidades especiais não são exceção. Por esse motivo, ao utilizar uma habilidade especial, o Shinsoo primitivo se transforma em sua forma final, dando forma a habilidade utilizada. Há controvérsias sobre se o Shinsoo interpreta a habilidade na hora que ela é utilizada, na hora em que o corpo é formado ou se é a vontade do Climber que interpreta e envia inconscientemente as informações para o Shinsoo primitivo.

Por último, a potência da habilidade utilizada é determinada pelo quão bem você consegue utilizar o Shinsoo. Ou seja, se você consegue uma efetividade maior ao utilizar pouco Shinsoo e aproveitá-lo ao máximo, então sua habilidade é fortalecida. Do contrário, se você utiliza muito Shinsoo e aproveita pouco da quantidade de Shinsoo investida, sua habilidade é enfraquecida. É possível utilizar muito Shinsoo para que a habilidade tenha a mesma força de quando se estava na dimensão de origem, porém mesmo nesse caso é considerado desperdício, visto que o Shinsoo possui uma quantidade tão grande de energia em cada uma de suas partículas que raramente você precisa utilizar grandes quantidades dele para realizar o que realizava em sua dimensão anterior.

ExperimentosEdit

Diversos experimentos foram preparados durante os milênios em que a Torre esteve ativa e convidando pessoas para seu interior, porém, a maioria deles acabou se tornando um tabu ao ver que a própria Torre parece punir e condenar aqueles que tentam manipular o Shinsoo de forma brusca. A manipulação de shinsoo é considerada um tabu pelo Ministério da Magia e Assuntos da Torre e qualquer tipo de transgreção à essa regra é punida com uma caça.

NobresEdit

Os nobres parecem ter sidos os únicos a preparar uma operação legal de manipulação de Shinsoo, pelo simples fato de que seu método é natural. O Shinsoo se fortalece quando dois Climbers tem um filho, assim, os nobres aproveitaram-se dessa informação para criar gerações e gerações de Climbers, fazendo com que seus sucessores fossem cada vez mais poderosos. Algumas famílias novas tentam seguir os passos das grandes famílias, porém estes geralmente são aniquilados pelo simples fato de que as antigas famílias não desejam qualquer tipo de concorrência. Pessoas que possuem mãe e pai Climbers são chamados de puro sangue, isso se dá pelo fato de que eles conseguem manipular uma quantidade maior de Shinsoo considerando-se superiores aos outros.

Ad blocker interference detected!